E.E. Cel. Filomeno Ribeiro


                A Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro foi criada no ano de 1959 com a denominação de Grupo Escolar Coronel Filomeno Ribeiro, em homenagem ao Chefe Político e benemérito desta cidade, o Coronel Filomeno Ribeiro. No dia 31 de julho do mesmo ano, o Senhor Secretário da Educação designou como primeira diretora do estabelecimento a professora Iza Bittencourt Cardoso. No ano de 1960, foram inauguradas a Biblioteca Vicente Guimarães e a Caixa Escolar Laudelina Ribeiro Maia.
            Aposentando-se a Dona Iza Bittencourt Cardoso em 1982, substituíram-na sucessivamente as professoras: Maria José da Cruz Dias, Izenilde Oliveira Palma, e Maria José Borges Lessa. Em 1983 tomou posse como diretora a professora Iranildes Cardoso de Oliveira Varga, que administrou a escola até 1992. Em fevereiro do mesmo ano assumiu Iara Pires Gontijo, sendo sucedida posteriormente por Miris Athayde Alkimim. A Professora  Gláucia Maria Vasconcelos Silva dirigiu a Escola até janeiro de 2000, substituída por Hilda Alves de Oliveira foi eleita e reeleita em abril de 2004.
            No último pleito ocorrido em 2011, assumiu o diretor Jairo Fernandes de Sousa, tendo como Vice Diretoras as Professoras Lindacy Antunes Lopes e Maria do Carmo Silveira. Atualmente, atua com Ensino Fundamental de Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio Regular e Eja (Educação de Jovens e Adultos) e Programas para preparação para o trabalho.
            A Escola está localizada numa região geográfica muito especial, sobretudo quando dada a esfera social que a circunda. Assim, tornou-se a referência de ações desenvolvidas na região da Conferência Cristo Rei, no Alto São João.
            O conjunto de ações desenvolvidas pela Escola conta com importantes parcerias que fortalecem ainda mais o vínculo cívico com a comunidade atendida. Atualmente atua com várias parcerias e projetos, como as desenvolvidas com o Conservatório Estadual Lorenzo Fernandes os Projetos de Tempo Integral e Acelerar para Vencer, Mais Educação, PIBID, Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), GDEPEAS, entretanto o Fica Vivo, Amigos da Escola e Escola Viva Comunidade Ativa ponteiam essas ações desenvolvendo atividades de proteção social e construção da cidadania plena, com grande repercussão no município.
            As ações pedagógicas são planejadas no sentido de preparar o aluno para o mercado de trabalho, mas também reconhecendo e valorizando seu perfil social, sua origem, seus valores humanos, de maneira que ele tenha a capacidade de ajudar a construir a comunidade que deseja, a sociedade que pleiteia, sem as tecnocracias tradicionais ou jargões filosóficos, sem macular sua Sociologia.
            Há um pilar sólido construído pela Escola sem abandonar a simplicidade da engenharia ideológica que lhe empresta a base. E esta será sempre a missão da Coronel Filomeno Ribeiro: garantir o acesso a educação em sua demanda moderna, subsidiada nos princípios da liberdade e construção da cidadania como um projeto coletivo.